A autossuficiência de um aprendiz

Dizer que a leitura é importante na alfabetização e na ampliação de horizontes de qualquer pessoa é indubitavelmente um pleonasmo, pois tal entendimento é familiar até aos iletrados. Ela alicerça a vivência, bem como desperta o conhecimento do mundo ao redor do leitor. Fato! Se para as crianças o impacto de uma leitura pode auxiliar no extenso crescimento de sua formação, num adulto a compreensão da escrita fornece autonomia do pensar e do decidir. Independentemente Leia mais…

Qual o lugar que você quer se posicionar?

O mundo e as pessoas vão lhe tratar como você se trata. Isso é fato! O rejeitável sempre atrairá a rejeição. A vítima irá atrair o seu algoz e assim por diante. Nesse tipo de interação, somos livres para escolher inúmeros caminhos e infinitas possibilidades de nos exercitar e lapidar nossa essência ou apenas experienciar a vida terrena. Em suma, na doutrina do ensinamento, podemos optar pelo analfabetismo ou pela educação. Termos consciência disso e Leia mais…

Amor e guarda responsável

Ao longo da história civilizatória, o homem travou uma constante oposição com o meio ambiente. Tudo em nome da tal “sobrevivência da espécie”. E parece que ainda não aprendeu a se integrar de vez com a natureza, mesmo sabendo que fazemos parte dela. O suposto “grito de libertação” do homem somente provocou o distanciamento dele em relação aos seus instintos. Essa separação teve um, de inúmeros preços: as variáveis práticas de crueldade e maus tratos Leia mais…

Doces e encantadoras águas do Abaeté

Bahia. Salvador. Itapuã. Lagoa rodeada por dunas de areia branca? Lagoa do Abaeté. E por que tamanho encanto e mistério? Normalmente, as areias das praias de Salvador são douradas, daí, sua personalidade. O mistério fica por conta de suas inúmeras lendas. Falo sério! Com uma diversidade de significados, alguns dizem que Abaeté vem da língua tupi e significa “pessoa boa e honrada”. E alertam para não confundir com Abaíté que significa “pessoa terrível, ruim”. Outros Leia mais…

A alforria dos pensamentos

Como ter pensamentos livres se nossa mente é, em sua maioria, poluída de inutilidades, repleto de reflexões intrusivas, e, limitados por inúmeras crenças sociais? Hoje, Dia da liberdade de pensamento, de fato, não temos muito o que comemorar. Contudo, uma questão é mais do que certa: sempre existirá luz no final de qualquer túnel. À medida que os despertos começam a expandir suas consciências, de forma lúcida, seus pensamentos deixam de ser escravos do meio Leia mais…

São João, acende a fogueira do meu coração

Gostaria de lhe convidar para apreciar o São João de um jeito bem particular. Que tal vir comigo numa viagem narrativa calorosa? O fogo é um dos quartetos fantásticos da natureza e desde a antiguidade tem sido considerado sagrado. Talvez por isso sempre nos deparamos com ele nas inúmeras cerimônias místicas e religiosas. E, especialmente na data de hoje, cantaríamos na modinha popular: “O balão tá subindoTá caindo a garoaO céu é tão lindoE a Leia mais…

Meu amor pelo português

Quando morei nos Estados Unidos e em conversa com o meu pregresso namorado — americano — ao lhe dizer que o inglês não era a língua mais falada no mundo, mas sim o mandarim, ele ficou me olhando como se eu fosse uma leiga no assunto. Com sarcasmo sorriu da minha suposta sandice dita. Obviamente não me abalei com o ar de superioridade dele e pedi que ele pesquisasse na internet para ter conhecimento de Leia mais…

A amizade da liberdade

Você já pensou em ser amigo fiel de sua liberdade? Nem todos conseguem usufruir dessa independência de forma singular. Muitos dizem que o tem, mas são tão presos a crenças sociais limitantes que, por vezes, nem se dão conta disso. Ou seja, tem a teoria, mas não exercem em plenitude a prática dessa emancipação. Com certeza a amizade da liberdade em cada indivíduo é muito mais integra quando a pessoa simplesmente é ela. Sob o Leia mais…

Distopia Démodé

Depois desse período evolutivo, definitivamente, a distopia estará em decadência. Os players e emissoras de TV terão que rever urgentemente seus conteúdos, reprisado ou não, para atender aos poucos telespectadores que continuarão a lhes dar audiência. E essa será a maior experiência que eles terão para desenvolver o que há de melhor na essência do audiovisual brasileiro. Os grandes equívocos são a síndrome do “Maria vai com as outras” e a falta de clareza dos Leia mais…

Silêncio de ouro

Além de valioso, o ouro é raro. Se o ouro é algo precioso, o silêncio é sublime. Exatamente por isso que temos dois ouvidos e dois olhos, e, apenas uma boca. O silêncio de ouro nos conecta com nossa divindade. Nos faz sorrir e sermos nós, em abundância plena. Os benefícios são inúmeros e o aprendizado é necessário para que nossos pensamentos se acalmem e reconectem-se com o que há de admirável em nós. A Leia mais…