Não sabemos respirar. Fato! Se soubéssemos, jamais ofegaríamos. Realidade! E por que afirmo isto? Por saber que a respiração consciente consiste no ato de inspirar e expirar de forma controlada. Ato este que auxilia o relaxamento e a tranquilidade em momentos de estresse e ansiedade. Sabendo o que é uma respiração consciente, dedicar-se a ela traz a plenitude, no mínimo, da paz interior. Afinal, como dizem por aí: A respiração é a ponte entre o ser e a alma dele.

Claro que para este estado de calmaria, exige-se dedicação, tornando a respiração consciente um hábito. E, então, na rotina para alcançar este estado vale-se tudo: Colocar despertador como lembrete, tirar uns 5 minutos ao acordar para exercitar ou mesmo praticar em vários horários no decorrer do dia até que a prática se torne natural e rotineira. Afinal, a persistência é um hábito dos vencedores.

Respirando consciente
Ana Dantas
Experiência contínua, cura efetiva!

Lapidar a ansiedade é divertir-se com a respiração consciente. E, acredite, os resultados são notórios em nossos corpos físico, emocional e mental, quiçá espiritual. Quando se tem consciência da respiração os benefícios são inúmeros, dentre eles, reduz o estresse. Além disso, nos possibilita um relaxamento mental e corporal; desenvolvimento da concentração e do foco; diminuição da pressão arterial; alívio dos sintomas de ansiedade; colabora nas tomadas de decisões; aumenta a sensação de paz e equilíbrio; melhora na qualidade do sono.

Acredito que a respiração consciente vai muito além disso. Para mim, ela é um portal para o não manifesto. Um mergulho profundo em nossa presença. Um convite sublime para criar espaço seguro para nosso corpo, mente e espírito. Deixamos o externo, pois em verdade ele não nos importa, e concentramos na permissão de estarmos presentes em nós. E, posso confessar, que é uma delícia essa experiência! Eu mesma já fui curada de uma sinusite e rinite que me perseguia desde a infância com a combinação da respiração e meditação conscientes. Sim, reforço: apenas com a combinação da respiração e meditação conscientes!

Respirando consciente
Ana Dantas

Trazendo o foco para o momento presente

Quando a respiração consciente faz parte da nossa vida, sentimos de cara a renovação de nossas ideias. Elas ficam claras e criativas! Também lidamos com situações cotidianas de maneiras mais simples, leve e consciente, mesmo que a mente, em sua ditadura, queira apressar as coisas nos pressionando. Transpomos com isso a ansiedade e o medo.

As soluções criativas vêm com facilidade e são mais apropriadas as nossas vivências e aquilo que devemos experienciar. Em outras palavras, permitimos rejuvenescer em todos os sentidos, pois escolhemos a vida, a felicidade e a abundância, algo bem natural de nossa essência divina.

A nossa alma sempre nos convida para viver de uma nova maneira: muito mais leve, saborosa e gostosa. Nossa mente quer os velhos rituais do medo, por puro controle. A alma quer viver, a mente quer sobreviver. Você já reparou que nessa transição planetária os seres mais despertos se mantêm em si, fora da dualidade ou dos eventos exteriores? Significa que eles já estão, no mínimo, comprometidos com sua jornada de se tornarem seres conscientes, em seu amplo sentido, e a respiração permite esse começo de caminho. Pense nisso!

Respirando consciente
Ana Dantas
Inspirando e expirando paz

Para finalizar, que tal iniciar sua jornada respirando consciente aqui e agora? Acomode-se confortavelmente e comece percebendo o movimento da sua respiração, bem como o relaxamento do seu corpo a cada inspiração e expiração. Permita-se ser seu próprio observador! Libere-se de qualquer julgamento de como seu corpo está ou deve ficar. Sinta o percurso que a sua respiração faz em seu corpo. E que tal uma meditação guiada?

Como eu disse em meu artigo “Consciência plena” esteja presente integralmente em tudo aquilo que se faz. Pensamentos vão querer desviar ou distrair você da percepção de sua respiração. Sinta-se presente, em você, sem tentar mudar nada,
sem intenções específicas. Se permita expandir-se para dentro de seu corpo. Respire-se!


4 comentários

Patrícia Balbi · 07/12/2020 às 12:06 PM

Excelente texto. Parabéns.

    Ana Dantas · 08/12/2020 às 9:18 PM

    Gratidão, Patrícia Balbi por me visitar. Volte sempre!

Elizângela Baltazar · 07/12/2020 às 12:14 PM

Todos nós estamos nesta busca de um caminho mais leve. Muito bom saber que através da respiração, uma ação tão simples, se inicia esta jornada. Excelente texto. Parabéns

    Ana Dantas · 08/12/2020 às 9:20 PM

    Respiração consciente é o segredo do nosso bem-estar, Elizângela ! Gratidão pelas palavras carinhosas.

Deixe uma resposta