5 artistas brasileiros que divulgam o nome da Bahia
19 de novembro de 2019 por Ana Dantas

Alô, alô, Bahia! Como é bom escrever sobre meu estado. Como soteropolitana, perdida em São Paulo, sei da importância cultural da Bahia para o mundo. Aliás, uma relação de amor bem antiga, diria, umbilical. Com sincretismo religioso bem particular, a Bahia também borbulha inúmeros artistas em cada esquina.

Tem-se talentos na música popular brasileira, literatura, cinema, televisão, artes plásticas e muito mais. A força cultural se conserva até os dias de hoje. Os mais conhecidos são Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Castro Alves, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Betânia, Gilberto Gil, Daniela Mercury e Ivete Sangalo. 

Contudo, para simbolizar tanto talento, separei uns famosos contemporâneos nascidos e criados no estado que, com certeza, você pode até nem saber que eles são baianos, mas agora não tem desculpas, pois decidi desvendar tais mistérios. Alguns são, inclusive, reconhecidos por sua arte mundialmente sem ter necessitado sair do estado para demonstrar o seu talento. Então, o que acha de saber um pouco mais sobre cada um deles? Aproveite!

Rita Assemany

Essa maravilhosa atriz baiana iniciou sua carreira em 1992, no monólogo “Oficina Condensada”, peça que ficou três anos em cartaz na Bahia. Consagrada por seus trabalhos, a artista foi condecorada com o prêmio de melhor atriz durante o Festival de Brasília e, também, no Festival de Curitiba, pelo filme “Três Histórias da Bahia”.

Já na televisão, Rita Assemany trabalhou em “A Pedra do Reino”, em 2007, e “Danada de Sabina”, em 1998. E no cinema, participou de “Central do Brasil” e “Eu Me Lembro de Você”.  

Artistas brasileiros da Bahia Rita Assemany Ana Dantas
Wagner Moura 

Natural de Salvador, Wagner Moura ficou conhecido internacionalmente primeiro em seu papel como o protagonista nos filmes “Tropa de Elite” e “Tropa de Elite 2” além de, recentemente, em seu papel como Pablo Escobar em “Narcos”, da Netflix. Também atuou em outras obras cinematográficas como “O Caminho das Nuvens” e “Deus é Brasileiro”.

Em 2013, foi escalado para trabalhar no filme “Elysium”, ao lado de Matt Damon. Com isso, tornou-se o primeiro artista brasileiro nascido no Nordeste a atuar em Hollywood, nos Estados Unidos. 

Além disso, Wagner foi indicado a prêmios como Globo de Ouro, Festival Internacional de Cinema em Cartagena, Festival de Gramado, Miami Brazilian Film Festival, entre outros. 

Artistas brasileiros da Bahia Wagner Moura Ana Dantas
Margareth Menezes

Margareth Menezes carrega uma grande bagagem cultural. A cantora recebeu grandes prêmios por suas composições, como troféu Caymmi, Dodô e Osmar, além de GRAMMYs Awards e Latino.

Com uma voz inigualável, a artista já foi considerada a “Aretha Franklin brasileira” pelo jornal Los Angeles Times, dos Estados Unidos. Além disso, Margareth já realizou 21 turnês pelo mundo, levando a cultura brasileira para diversos países. 

Engajada em causas sociais, a cantora foi líder do movimento “Afropop Brasileiro” e também precursora da ONG “Fábrica Cultural” que tem com grande objetivo auxiliar crianças e adolescentes em situação precárias. 

Artistas brasileiros da Bahia Margareth Menezes Ana Dantas
Bel Borba 

Artista plástico, desenhista e produtor da sétima arte, Bel Borba nasceu na capital da Bahia e se consagrou no ramo artístico e cultural por seus painéis em mosaico que estão distribuídas pelas mais diversas ruas da Bahia.

Suas obras estão espalhadas por bairros como Ondina, Amaralina e Rio Vermelho, por exemplo. Bel também fez um uma homenagem à freira baiana Irmã Dulce (que foi canonizada por seus milagres) por meio de um monumento.  

Bel Borba Ana Dantas
Mabel Velloso

Irmã de Maria Bethânia e Caetano Veloso, Mabel Velloso nasceu em 1934. Professora e cordelista, a compositora escreveu diversas músicas que foram interpretadas por sua filha, Belô.

Durante sua carreira, participou da gravação do CD “Brincar de Rezar”, ao lado de Bethânia. Destaque também para suas grandes obras literárias a respeito da vida de seus familiares e também de Gilberto Gil e Irmã Dulce. 

Artistas baianos Mabel Velloso Ana Dantas

A Bahia é surpreendente! É um verdadeiro berço de talentos e misturas que levam o nome do Brasil para todas as partes. Em meu livro “Teatro Baiano”, explico detalhadamente sobre a evolução da arte na Bahia, e mais especificamente do teatro, entre os anos 1990 e 2000.

Compartilhe: Compartilhe esse por WhatsApp Compartilhe esse conteúdo no Facebook