A essência da literatura expande o pensamento e faz transbordar nossas emoções.
Continue lendo o incomum!
Deixando para trás - #TBT da semana passada no Compa_SP
Galeria de fotos
As palavras vibram mesmo quando o silêncio se instala.
ANA DANTAS RESPONDE
O Brasil é coração da Terra e pulsa em amor, ressoando em todo o mundo. É um país colorido e gigante em todos os sentidos. O mundo nos pertence. Para aproximar os leitores das obras de minha autoria e de minha essência, no ano de 2021 eu criei o “Ana Dantas responde”.
São vídeos com finalidades específicas para as escolas que adotam meus livros. Eu retribuo a confiança e o carinho de todos os envolvidos respondendo às perguntas dos estudantes sobre a obra lida e saboreada.
Com esse projeto, suavizo a jornada de curiosidades em relação aos livros que escrevi e possibilito uma ponte de oportunidades para os professores, coordenadores, pedagogos e diretores de escola que acreditaram e acolheram minha escrita criativa.
Assista a alguns dos vídeos dessa série!
Já percebeu que a cigarra e o caranguejo,
ao renovar suas vestes, conquistam a si próprios?
Infantojuvenis
Deixando para trás
Lançado no ano de 2017, o livro Deixando para trás – Uma história de esperança e futuro para uma criança refugiada foi indicado, em 2021, pela ACNUR Brasil — Agência da ONU para Refugiados — como um dos 10 livros sugeridos para ensinar crianças sobre pessoas refugiadas.
Na narrativa, os estudantes de uma escola recebem um colega refugiado da Síria. Quando Zayn entra na sala com o olhar perdido e ombros caídos — peso da vivência de uma tragédia humanitária em plena infância —, ele recebe apoio e amor incondicional da maioria de seus colegas, principalmente de Kiara, que se torna sua melhor amiga. Nessa trajetória de inúmeras descobertas, os dois desvendam, na prática, o que é essa “tal xenofobia”. Uma história delicada e fundamentada que dialoga sobre o amor ao próximo.
Teté do Abaeté
Escrito nas versões português e inglês, o livro Teté do Abaeté foi lançado em 2020. Ele conta a história de Teté, jovem mulher que morava às margens da lendária Lagoa do Abaeté — no bairro de Itapuã, em Salvador — e que prometeu um futuro diferente do dela para seu filho, caso ele quisesse. Ao receber um desafio da escola de João, seu filho, com dedicação e foco, Teté vence seus limites e surpreende a todos em um ato de amor incondicional que muito emociona, inclusive o leitor.
Numa relação generosa entre mãe e filho, a narrativa é recheada de cumplicidade e superação. Um livro que dialoga sobre a transformação e o poder interior.
A adoção de Júlia
O livro A adoção de Júlia foi lançado em 2014 e apresenta os elementos e as normas básicas da narrativa audiovisual em uma linguagem clara e didática. Além disso, orienta o leitor na composição e na criação de um roteiro, bem como o convida e o incentiva a compor uma obra da 7ª arte.
A história roteirizada e disponibilizada em livro para incentivar a produção audiovisual aborda o tema de adoção tardia. Nela, Júlia vive num abrigo e será adotada numa idade quando a maioria das crianças já não nutre mais esperanças de ter uma família.
As crianças do abrigo se aprontam para ir a um jantar com uma das voluntárias e, enquanto se arrumam, os personagens conversam sobre o interesse de um casal de mulheres pela adoção dessa linda protagonista. Um livro sensível que apresenta uma história bastante atual.
Trilogia da gata Bia
A trilogia da gata Bia foi publicada pela primeira vez num site de autopublicação e de modo 100% sob demanda. Nessa publicação, ela é composta pelos livros: Se Bia falasse… (2013), Se Bia pudesse protestar… (2014) e Se Bia fosse… (2015). A trilogia híbrida — metade ficção e metade biográfica — tem como tema principal o amor e a adoção de animais de rua.
A adolescente Vitória é a narradora da história. Ela decidiu fazer uma espécie de diário em que relata como a vida de sua família se transformou — desde antes do seu nascimento — com a chegada da gata Bia à casa de sua mãe, ainda solteira.
Essa deliciosa ficção, baseada em fatos reais, é uma biografia romanceada às avessas e, atualmente, seu texto está sendo revisitado para a composição de um novo projeto editorial. Certamente, trata-se de uma leitura envolvente que entretém, emociona, encanta e diverte o leitor. São três livros agradáveis e com leitura fluida para quem ama os animais, as aventuras e tem muita imaginação.
Breve: novidades!
Vendendo vovô
Ao ser motivada a ceder seu quarto e a conviver com o avô rabugento, uma pré-adolescente esperta e criativa toma a decisão de se livrar dele a todo custo. Para isso, ela resolve vendê-lo na internet.
Uma doce comédia baiana recheada de muitas travessuras que resgata e reconstrói princípios morais e o amor em família em tempos atuais. Um livro que fala de integração das diferenças nas dessemelhanças entre as gerações.
O Sambar do ribombar
Um grupo de amigos visita uma gruta. À medida que adentram nela, eles descobrem, por meio da geometria do som, o eco. Além do dançar das ressonâncias pelos ares da caverna, os amigos se deparam com um local rico e majestoso, o que proporciona a todos uma aventura incrível e repleta de histórias em seu interior.
Adultos
Quando me transformo no veículo de inspiração para o Universo,
passo a passo, concluo o pincelar da minha consciência no todo.
Espiritualidade: A nova era
A espiritualidade transcende tudo, desperta para a verdade e proporciona a paz. Usualmente, este caminhar é para aqueles que prestam atenção em sua voz interior. É um chamado, pois ela é sublime e sem regras, já que cada indivíduo tem sua jornada.
A espiritualidade é causa de união e nos faz viver em consciência liberta, usufruindo do existir no presente. Além disso, ela nos informa conscientemente da vida eterna. Um lindo encontrar com Deus durante a vida, em ação e em nosso âmago.
No livro Espiritualidade: A nova era, lançado em 2016, eu narro meu primeiro experienciar nesta incrível jornada espiritual. Sei que esse livro, além de enriquecer sua alma, muda muitas perspectivas sobre a vida, facilitando o fluxo dela.
Uma leitura para se harmonizar, se interiorizar e se expandir em amor, sabedoria e poder.
Se quiser conhecer um pouco mais do meu DNA literário, baixe o livro em PDF e sem ônus algum.
Desfrute dessa leitura e convide outros leitores para experienciar essa expansão de amor. Desde já, agradeço a oportunidade de ser lida por você.
Teatro baiano (1990-2000)
Teatro baiano (1990-2000) foi meu primeiro livro publicado, em 2004. Na época, eu nem pensava em ser escritora profissional. Eu exercia a carreira de publicitária e estava cursando minha segunda universidade, a de Jornalismo. Entrei num grupo de pesquisa de iniciação científica da FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), em São Paulo, e desenvolvi uma investigação cujo tema era “O teatro baiano no eixo Rio-São Paulo”.
Incentivada pelo coordenador da pesquisa, Ricardo Alexino Ferreira, e por amigos, resolvi publicar essa análise minuciosa da evolução do teatro na Bahia. Analisei o período de 1990 a 2000, que mudou os rumos de atores, diretores e produtores, culminando com a expressão mais sincera dessa arte. Nesses dez anos citados, o teatro baiano marcou presença por sua ousadia, combinando a visão artística com a comercial, a favor da divulgação de sua vivacidade e originalidade.
É importante que você entre em contato comigo – dando-me um retorno sobre minhas obras – para que tais criações contribuam cada dia mais com você. Fale comigo pelo e-mail indicado e venha participar do meu grupo no Telegram. Seja um dos primeiros a saber das novidades. O poder, a sabedoria e o amor estão em você!
Seja feliz, divirta-se e, mais uma vez, seja muito bem-vindo!