O termo logline (em uma tradução livre seria “linhas de registro”) eram longas cordas em um carretel, com nós, que os marinheiros desenrolavam por trás de seus navios para medir a velocidade da embarcação. Os marinheiros contavam quantos nós uniformemente espaçados passaram por suas mãos em uma determinada quantia de tempo, e assim calculavam a velocidade das embarcações. Ou seja, fazendo um paralelismo, as loglines marítimas serviam para apoiar uma navegação com precisão, assim como uma logline no mercado audiovisual serve como bússola para a criação do argumento e/ ou sinopse.
Uma logline é um resumo de uma a duas frases-chave do roteiro escrito ou ideia para um argumento/projeto do audiovisual. É a ação principal da história em que indica a essência do que se quer mostrar em termos narrativos. Em suma, é a ideia geral da história dita em uma ou duas frases, no máximo. E porque ela é tão importante para o mercado audiovisual?
Investindo no perfeito cartão de visitas
A logline é significativa para o mercado audiovisual nacional e internacional, pois ela é o cartão de visitas para que agentes, produtores e diretores se interessem pela história escrita. Como o mercado audiovisual está em constante crescimento, os produtores, diretores, agentes etc. são abordados o tempo todo para que leiam diversas histórias de diferentes roteiristas. Este cartão de visitas é o termômetro assertivo para identificar o roteirista talentoso.
A maioria desses profissionais leem a logline para se decidirem se vão querer investir o tempo analisando o restante da obra. Com a vasta experiência que muitos deles têm, tais profissionais entendem desde o princípio que se a frase não é atraente ou não lhes prendem atenção, o roteiro, sem sombra de dúvidas, tem o mesmo DNA.
Em outras palavras, a logline é a chance do roteirista de fazer tais profissionais lerem todo o seu roteiro. Muitos roteiros deixam de ser analisados porque suas loglines não são assertivas, daí a importância de se criar e elaborar a frase-chave em perfeição.
Direto, reto e vendedor
Usualmente quando um profissional do audiovisual pergunta sobre o que é o seu roteiro, ele não quer saber das reviravoltas ou de toda a história, ele quer saber objetivamente a descrição da trama de forma cativante, pois existem momentos apropriados para que ele conheça toda a história com seus dilemas, conflitos e afins.
Eu sempre exercito com meus estudantes o seguinte cenário: você encontrou um famoso produtor ou diretor num elevador. Esta é a sua chance de fazer com que ele se apaixone e leia sua história. Contudo, o profissional está apressado para uma reunião e você tem entre 30 segundos e 1 minuto para prender a atenção dele. Como você aborda-o? Divulgando a sua logline. Se suas frases-chave forem assertivas, ele vai te perguntar mais sobre a história. Se sua logline não for vendedora, ele vai sair com alguma desculpa esfarrapada pela tangente.
Esteja sempre um passo à frente
A logline é a ferramenta principal de marketing do roteirista perante este público. Fazendo um paralelismo, a logline é como se fosse um slogan para uma propaganda publicitária.
De forma prática, é elogiável que qualquer logline surpreendente responda à pergunta: Sobre o que é a sua história? Dito isto, é importante que o roteirista tenha aptidão para expor o conceito principal de sua história em uma frase concisa de maneira criativa e bastante original. Simples assim! Caso contrário, a sua ideia será mais uma entre milhares produzidas pelo mundo a fora.
Outro fator importante é que a maioria dos produtores utiliza dinheiro de investidores para produzir uma película. Evidentemente que tais investidores estabelecem obter resultados e lucro. Dito isto, uma logline se bem escrita, aguça o espírito empreendedor do produtor em termos comerciais, fazendo com que ele dê o próximo passo em relação a efetiva leitura de um roteiro.
Industria audiovisual a cada dia mais profissional
A cada dia que se passa o uso da logline para vender uma ideia está se tornando cada vez mais comum dentro da indústria audiovisual. E, evidentemente, quem sabe escrever a frase-chave com o máximo de perfeição, saí na frente de muitos.
Em qualquer um dos serviços que eu presto para o mercado audiovisual (Script Doctoring, Coaching Script e na escrita de um roteiro de ficção de longa-metragem) ou até mesmo quando eu estou em aula no curso com coaching em roteiro de ficção Ana Dantas eu somente sigo à diante quando a logline está, de fato, atraente e vendedora, pois tenho consciência plena da importância dela na compra de uma ideia.
0 comentário