Desde minha adolescência as peças teatrais me fascinam. Exatamente este arrebatamento foi que me levou a pesquisar e escrever o livro de minha autoria Teatro Baiano (1990-2000). O sustentáculo principal de um roteiro teatral é o diálogo, entretanto, há outros pormenores que o espectador mais atento se delicia. De 2009 a 2021, eu assisti, divulguei e opinei sobre milhares de peças teatrais no blog Má Influência de Sofia. O teatro é um evento instantâneo que se algo der errado (ou não) fica registrado como parte de um genuíno espetáculo, pois ele em si não tem como voltar atrás, editar e muito menos pausar no momento de atuação. Um grande charme deste tipo de apresentação!

As peças teatrais, tais como conhecemos no mundo ocidental, surgiram na Grécia Antiga através da escrita assertiva de renomados teatrólogos. Neste tipo de encenação, os atores representam e são guiados pelas ideias de um dramaturgo que se expressa através de um roteiro teatral. É exatamente na elaboração da escrita que vamos nos ater neste artigo.

Um fio condutor de inúmeras questões

O que é um roteiro audiovisual? Um roteiro é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual. Tudo O que é um roteiro audiovisual? Um roteiro é a forma escrita de qualquer espetáculo audiovisual. Tudo aquilo que vemos nas telas de cinema foi antes colocado em palavras pelos profissionais que chamamos O teatro está mais vivo do que nunca e o roteiro é a célula criativa para toda uma produção. É no texto que são detalhados todos os elementos e ações que constituem uma história. Os atos e as cenas são compostos por diálogos, ações e suas respectivas composições cênicas, bem como todos os detalhes técnicos e artísticos (inclusive figurino, iluminação ou cenário) para que esta criação se manifeste efetivamente. O roteiro teatral é o fio condutor da história a ser encenada.

título da obra é o cartão de visitas para o espectador escolher assistir uma determinada narrativa à outra. Evidentemente, tem que ser vendedor e, ao mesmo tempo, encantador. A criação de uma narrativa usualmente inicia-se com questionamentos do tipo: Que história o dramaturgo quer contar? Como essa história será contada? Que tipo de personagem a peça teatral pede? Como a peça se inicia e finaliza? Entre tantos outros questionamentos.

Do início ao fim: atos e cenas

Outros elementos importantes que estão por trás da construção desta narrativa são a estrutura da história e os diálogos. Na estrutura, o básico é apresentar uma narrativa com começo, meio e fim. Todavia, o assertivo é se ter uma das inúmeras jornadas do herói excepcionalmente exposta, bem como envolvida por um tema específico.

Um bom roteiro teatral é dotado de uma estrutura coerente e, usualmente, linear. Vale o tempo lembrar que numa peça teatral há atos e cenas. Os atos são uma série de cenas interligadas por uma subdivisão temática. As cenas se compartilham conforme as alterações no número de personagens em ação, ou seja, quando entra ou sai do palco um ou mais atores. Usualmente, a passagem de um ato a outro implica em mudanças de cenários, não obstante, temos que nos lembrar dos roteiros teatrais experimentais que foge de qualquer padrão de uma narrativa clássica.

Do monólogo aos diálogos inventivos

E, por fim, a cereja do bolo teatral: os diálogos. Com toda certeza, afirmo que: o cerne de uma peça é a comunicação entre os personagens. Essa conversa ao longo de cada texto teatral tem que ser clara, consistente e, mais do que isto, cair como uma luva para cada personagem em cena. É, principalmente, através dos diálogos que o dramaturgo define a diversidade de personalidades num roteiro teatral. Mesmo num monólogo!

Além da palavra escrita e dita, temos que colocar o foco nos gestos e reações não-textuais de cada um dos personagens em cena, bem como em outros detalhes que define a individualidade de cada personagem, como o figurino e o cenário. Em suma, o roteiro teatral é uma narrativa orientadora não somente para os atores, mas também para os diretores, figurinistas, cenógrafos e toda a equipe técnica a fim de que possa produzir com maestria as ideias do seu criador: o dramaturgo.